
Estudos e Pesquisas - Ano 2010:
20/05/2010 11:30
ENSINO |
Atividades Caráter Coletivo |
Produzir artigos científicos, a partir da realização da oficina intitulada “leitura na graduação: limites e desafios”, com vistas potencializar o Projeto - Interfaces da Pedagogia: uma questão interdisciplinar. |
Temática I - Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas |
Oficina I: Docência superior, práticas Pedagógicas e saberes docentes |
Oficina II: Ensino e filosofia, ensino e ciências naturais |
Oficina III: Formação inicial e continuada de professores, formação e trabalho docente |
Oficina IV: Prática Pedagógica com foco na educação de jovens e adultos |
Temática II – Educação, movimentos sociais, políticas públicas e direitos humanos. |
Oficina I: Educação especial, análise e psicossocias das ações simbólicas e seus efeitos nos agentes educacionais. |
Oficina II: Juventude e sexualidade na escola. Afro-decendencia e educação. Políticas Públicas e financiamento da educação. |
Oficina III: História e memória da educação história das instituições educacionais e dos processos educativos, da cultura escolar e da profissão docente |
Atividades Caráter Individual |
Sessões de aprendizagem tutorial para acompanhamento do desempenho em sala de aula do Grupo PET e demais alunos. |
PESQUISA |
Projeto I: “Construção Coletiva da Qualidade: Implantação do Projeto de Adequação do Curso de Pedagogia da UFPI∕CCE às Diretrizes Curriculares.” |
Projeto II: “Estudos sobre metodologias de ensino-aprendizagem em sala de aula” |
Participação em eventos científicos e acadêmicos local, regional, nacional e internacional com a finalidade de apresentar trabalhos acadêmicos nas modalidades – Comunicação Oral e Pôster. |
Projeto III: Desempenho dos alunos ingressantes do Curso de Pedagogia da UFPI: uma pesquisa longitudinal (Continuidade) |
EXTENSÃO |
Atividades Caráter Coletivo |
Projeto: “Interfaces da Pedagogia: uma questão multidisciplinar”, cuja finalidade é desenvolver atividades acadêmicas tais como: Mini-cursos, Seminários, Oficinas Pedagógicas, Palestras. |
Mini-Cursos |
Avaliação da Aprendizagem: teoria e prática dos testes construídos pelo professor e padronizados |
Redação do Trabalho Científico |
Iniciação a Pesquisa Científica |
Educação Infantil |
Educação Especial |
Elaboração e edição semestral do Informativo PET “InfoPET-Pedagogia” |
Seminário∕ Congresso∕Fórum |
Seminário Interno de Pedagogia |
Seminário de recepção dos ingressantes no curso. |
Semana Pedagógica “Paulo Freire” |
InterPET – UFPI |
Fórum de Pedagogia do Estado Piauí |
Participação no ENAPET |
Palestras |
Educação Multicultural |
Educação Ambiental |
Educação no Campo |
Educação de Jovens e Adultos |
Atividades Internas de Caráter Coletivo (Planejamento e Avaliação) |
Encontro do Grupo PET-Pedagogia – Planejamento |
Encontro do Grupo PET-Pedagogia – Relatório |
I Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo (Apresentação e discussão dos Projetos voltados para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão). |
II Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação de resultados parciais dos Projetos e atividades em desenvolvimento) |
III Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação do Relatório de Desempenho Individual do 1º semestre letivo e avaliação do Grupo e individual) |
IV Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação e discussão dos Projetos voltados para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão para 2º semestre letivo). |
V Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação de resultados parciais dos Projetos e atividades em desenvolvimento) |
VI Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação do Relatório de Desempenho Individual do 1º semestre letivo e avaliação do Grupo e individual) |
—————