Estudos e Pesquisas - Ano 2010:

20/05/2010 11:30

 

ENSINO

Atividades Caráter Coletivo

Produzir artigos científicos, a partir da realização da oficina intitulada “leitura na graduação: limites e desafios”, com vistas potencializar o Projeto - Interfaces da Pedagogia: uma questão interdisciplinar.

Temática I - Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas

Oficina I: Docência superior, práticas Pedagógicas e saberes docentes

Oficina II: Ensino e filosofia, ensino e ciências naturais

Oficina III: Formação inicial e continuada de professores, formação e trabalho docente

Oficina IV: Prática Pedagógica com foco na educação de jovens e adultos

Temática II – Educação, movimentos sociais, políticas públicas e direitos humanos.

Oficina I: Educação especial, análise e psicossocias das ações simbólicas e seus efeitos nos agentes educacionais.

Oficina II: Juventude e sexualidade na escola. Afro-decendencia e educação. Políticas Públicas e financiamento da educação.

Oficina III: História e memória da educação história das instituições educacionais e dos processos educativos, da cultura escolar e da profissão docente

Atividades Caráter Individual

Sessões de aprendizagem tutorial para acompanhamento do desempenho em sala de aula do Grupo PET e demais alunos.

 

PESQUISA

Projeto I: “Construção Coletiva da Qualidade: Implantação do Projeto de Adequação do Curso de Pedagogia da UFPI∕CCE às Diretrizes Curriculares.”

Projeto II: “Estudos sobre metodologias de ensino-aprendizagem em sala de aula”

Participação em eventos científicos e acadêmicos local, regional, nacional e internacional com a finalidade de apresentar trabalhos acadêmicos nas modalidades – Comunicação Oral e Pôster.

Projeto III: Desempenho dos alunos ingressantes do Curso de Pedagogia da UFPI: uma pesquisa longitudinal (Continuidade)

 

EXTENSÃO

Atividades Caráter Coletivo

Projeto: “Interfaces da Pedagogia: uma questão multidisciplinar”, cuja finalidade é desenvolver atividades acadêmicas tais como: Mini-cursos, Seminários, Oficinas Pedagógicas, Palestras.

Mini-Cursos

Avaliação da Aprendizagem: teoria e prática dos testes construídos pelo professor e padronizados

Redação do Trabalho Científico

Iniciação a Pesquisa Científica

Educação Infantil

Educação Especial

Elaboração e edição semestral do Informativo PET “InfoPET-Pedagogia”

Seminário CongressoFórum

Seminário Interno de Pedagogia

Seminário de recepção dos ingressantes no curso.

Semana Pedagógica “Paulo Freire”

InterPET – UFPI

Fórum de Pedagogia do Estado Piauí

Participação no ENAPET 

Palestras

Educação Multicultural

Educação Ambiental

Educação no Campo

Educação de Jovens e Adultos

Atividades Internas de Caráter Coletivo (Planejamento e Avaliação)

Encontro do Grupo PET-Pedagogia – Planejamento

Encontro do Grupo PET-Pedagogia – Relatório

I Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo (Apresentação e discussão dos Projetos voltados para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão).

II Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação de resultados parciais dos Projetos e atividades em desenvolvimento)

III Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação do Relatório de Desempenho Individual do 1º semestre letivo e avaliação do Grupo e individual)

IV Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação e discussão dos Projetos voltados para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão para 2º semestre letivo).

V Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação de resultados parciais dos Projetos e atividades em desenvolvimento)

VI Sessão de Avaliação de Desempenho do Grupo. (Apresentação do Relatório de Desempenho Individual do 1º semestre letivo e avaliação do Grupo e individual)

—————

Voltar