A importância do relacionamento professor e aluno no processo ensino-aprendizagem

11/02/2011 20:27

A relação professor-aluno na sala de aula é um dos fatores fundamentais que contribuem ou interfere no processo de aprendizagem do aluno. O campo relacional na sala de aula pode ser criado por diversas ações, atitudes e comportamentos que envolvem professores e alunos. As formas potencializar a criação de um campo relacional saudável na sala de aula depende dos sujeitos envolvidos nesse processo (professor e aluno), mas que, o professor tem uma significação decisiva nessa construção, contribuindo para um aprendizado eficaz.

Nesta perspectiva, caracterizamos dez fatores ou ações na crença de que possa contribuir para tornar o campo relacional professor-aluno na sala de aula um elemento coadjuvante à prática docente nesta interação. São fatores que podem interferir de maneira positiva ou negativa no campo relacional entre professor e aluno, dependendo do grau de consciência sobre a importância das relações interpessoal no contexto da sala de aula, bem como para nossa vida pessoal e profissional, tais como: as primeiras impressões; as expectativas; as ações intencionais e não-intencionais; características e atitudes; multidimensionalidade do campo relacional; dimensão didática; concepção de avaliação; momentos da avaliação; clima organizacional da sala de aula e as relações intra e interpessoais na sala de aula.

 Profª. Drª. Carmesina Gurgel

Tutora PET-Pedagogia/UFPI

 

Texto elaborado para subsidiar a Conferência de abertura na Semana Pedagógica do Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA, em 02.02.2011.  Leia o texto completo no MENU PUBLICAÇÕES.

—————

Voltar