Carta ao Petianos participantes do ENEPET

06/02/2012 08:40

Prezados petianos

Estamos às vésperas de mais um Encontro Nordestino de Grupos

PET, o ENEPET. O conjunto formado pelo ENE e pelos outros três eventos

regionais possui uma importância significativa na constante construção e

reafirmação do projeto pedagógico do PET. Isso se dá por várias razões e

nos arriscaremos a citar algumas aqui. Primeiro, os eventos regionais

contam com a participação de um grande público em termos do número de

grupos e do número de alunos por grupo. Assim, a sua representatividade é

inegável. Nessa perspectiva, os eventos regionais constituem a grande

oportunidade de se discutir, reavaliar e reafirmar a filosofia, os objetivos e

o modo de trabalho do PET como programa de qualidade para a graduação.

O objetivo do programa é patrocinar um processo de formação expansivo,

que se estenda para além da grade curricular dos cursos e alcance e

explicite a dimensão política do processo formativo. O “modo de trabalho”

do PET constitui-se na realização e na constante busca da integração de

atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas na perspectiva do

trabalho coletivo e, dentro do possível, interdisciplinar.

Uma segunda característica dos eventos regionais é a relação tutorial

que se estabelece de forma recorrente nos diversos espaços do evento.

Esses eventos criam oportunidade de interação de alunos petianos e, porque

não, tutores menos experientes com outros membros com maior vivência

dentro do PET. Essa interação promove a troca de experiências, mas, além

disso, promove também um processo de negociação coletiva dos

significados associados às atividades do programa e suas ações formativas.

O que cada um de nós pensa sobre o processo formativo do PET é revisado

e atualizado em cada debate realizado e se estabelecem relações tutoriais

“difusas” entre alunos mais e menos experientes, entre tutores mais e

menos experientes e mesmo entre grupos de diferentes vivências. Essas

experiências coletivas cumprem um papel de construção, reafirmação e

renovação da forma como o coletivo do programa entende a formação

tutorial.

Um terceiro aspecto relevante é a preparação dos encaminhamentos

de cada encontro regional para o Encontro Nacional de Grupos PET, o

ENAPET. O evento nacional é a instância máxima de deliberação da

comunidade petiana e os eventos regionais devem servir de preparação para

o ENAPET, definindo os encaminhamentos e as demandas de cada região.

O ENEPET 2012

Esses três aspectos discutidos acima não esgotam tudo que pode ser dito

sobre a importância dos eventos regionais, mas já deixam claro a

importância que terá o ENEPET 2012. Sendo o primeiro evento regional

no calendário anual, o ENEPET dará início e o tom das discussões nos

demais eventos regionais. O tema “PET E O CONHECIMENTO

COLABORATIVO” não poderia ser mais propício para o momento que

estamos vivendo no programa. Considero que o “Conhecimento

Colaborativo” está no centro dos dois aspectos complementares que

centralizarão as discussões sobre o PET no ano de 2012: 1) a busca da

identidade do programa dentro da graduação das universidades brasileiras,

delineando quais são as características próprias e qual o papel ocupado pelo

PET dentro da formação na graduação e 2) a reformulação do seu marco

regulatório, ou seja, da portaria MEC/SESU/SECAD 976/2010 e do manual

de orientações básicas. É muito importante que todos os espaços de

discussão nos eventos, como as reunião de alunos, de tutores, os grupos de

trabalho e os grupos de discussão estejam atentos a estes temas, realizem

um debate e definam encaminhamentos para o ENAPET de tal forma que

esse evento possa fazer avançar a Educação Tutorial e o PET.

Iniciemos pelo segundo item. Apesar do tema ser muito complexo, a

discussão de propostas para modificações na portaria 976, que rege o PET,

já foi realizada, em suas linhas gerais, durante o ano de 2011, culminando

com os resultados do ENAPET de Goiânia, realizado em julho do ano

passado. Para dar continuidade ao debate, é muito importante que, nos

eventos regionais, sejam discutidos os detalhamentos dos

encaminhamentos já propostos pela comunidade petiana. A discussão

colocada dessa forma garantirá que não sejam perdidos todos os avanços

alcançados no ano passado.

Os resultados do ENAPET 2011 foram consolidados e encaminhados à

Secretaria da Educação Superior em, basicamente, dois documentos gerais

que tratam, respectivamente, das propostas de modificações na portaria 976

( DemandasENAPET.pdf, que pode ser encontrada no endereço

https://cenapet.adm.feis.unesp.br/home/espacopublico/

demandasENAPET.pdf/view )

e das propostas para a reestruturar a avaliação do PET (cartaavaliacao.pdf,

https://cenapet.adm.feis.unesp.br/home/espacopublico/

cartaavaliacao.pdf/view ). É importante que esses dois documentos

sirvam de subsídio para as discussões do ENEPET e demais eventos

regionais para que a discussão possa avançar e não retroceda a pontos já

discutidos e vencidos em outros eventos. O Encontro Cearense de grupos

PET já pontuou a necessidade de reformulação da portaria e o ENEPET

deve avançar nessa discussão.

A identidade e o papel do PET dentro da formação na graduação é o

segundo ponto a ser discutido nos eventos regionais. Na verdade, a Jornada

Paranaense de Grupos PET, realizada em dezembro em Curitiba, já lançou

essa questão. Poderíamos iniciar essa discussão pela busca de um

referencial teórico na área de Educação que seja propício para descrever o

processo formativo no âmbito do PET. Podemos encontrar esse referencial

na Teoria Sócio-Histórica, cujo propositor e expoente maior é o psicólogo

russo Lev Vigotski. No entanto, para dar subsídios a uma discussão teórica

consistente, é necessário que a comunidade petiana identifique, nos seus

espaços coletivos de discussão, quais são os elementos dessa identidade.

Assim, poderíamos buscar responder no debate as seguintes questões:

Quais são as características que definem o PET?

O que diferencia o PET de outros programas de graduação?

Qual é a diferença entre a formação patrocinada pelo PET e a

formação patrocinada por esses outros programas?

Como o PET contribuiu ou tem contribuído para a construção de sua

identidade como estudante, como futuro profissional e como

cidadão? A mesma pergunta pode ser feita para os tutores.

A situação ideal é que essas questões e outras que possam ser formuladas

durante o debate possam ser respondidas de forma coletiva, direcionado a

discussão para a formulação de uma identidade petiana. É importante

ressaltar que a dinâmica do trabalho nos grupos, as ações, os objetivos e os

meios utilizados são, em si, elementos de identidade e devem ser

explicitados sempre que possível.

Examinando a programação do ENEPET, notamos que a discussão

realizada acima e os documentos propostos podem servir de subsídios para

cada GT e GD, além das discussões nas reuniões de tutores e alunos. Nos

grupos de trabalho, que serão realizados na sexta pela manhã, os temas

propostos acima terão importante papel na discussão.

Os temas da identidade e da reformulação da portaria estão

diretamente relacionados com a discussão do “O Papel do Tutor” e

das “Formas de Seleção”.

O “Tempo de permanência do tutor” é tema central na negociação

política com a SESu sobre a reestruturação do programa.

A discussão sobre a “Avaliação do PET” deve avançar a partir do

conteúdo do documento “cartaavaliacao.pdf” que reúne as demandas

do ENAPET do ano passado.

A discussão sobre “A CENAPET e a representatividade” pode

avançar a partir do próprio regimento da CENAPET, que pode ser

encontrado no Portal da CENAPET.

Tradicionalmente, os grupos de discussão não fazem encaminhamentos

para a assembléia. No entanto, os temas dos GD’s são relevantes para a

construção da identidade petiana, de tal forma que se torna muito

importante que seus resultados sejam socializados na página do ENEPET

após o evento.

Finalmente, gostaria de salientar que o ENAPET 2011, devido a sua

natureza e extensão, não conseguiu abarcar e discutir tudo o que foi

encaminhado pelos eventos regionais do ano passado. Assim, também pode

ser de grande utilidade para as discussões no ENEPET os resultados dos

eventos regionais compilados pela diretoria da CENAPET e que estão

disponíveis no portal da CENAPET em

https://cenapet.adm.feis.unesp.br/home/forum-enapet-

2011/compilacaoregionais2011-1.pdf/view. Também seria interessante que

os petianos consultassem a avaliação que a diretoria da CENAPET fez do

ENAPET 2011, que pode ser encontrada em

https://cenapet.adm.feis.unesp.br/home/avaliacao-enapet-

2011/copy_of_avaliacao-enapet-2011.

Como argumentei nessas linhas, o ENEPET e os demais encontros

regionais de 2012 serão fundamentais para a consolidação do PET. No

entanto, todos os resultados só serão efetivos se tivermos a participação

intensa da comunidade petiana, incluindo a contribuição que você que se

dedicou a ler esse documento pode dar.

Um abraço a todos os petianos.

Álvaro Leonardi Ayala Filho

Presidente da CENAPET

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