
Carta ao Petianos participantes do ENEPET
06/02/2012 08:40Prezados petianos
Estamos às vésperas de mais um Encontro Nordestino de Grupos
PET, o ENEPET. O conjunto formado pelo ENE e pelos outros três eventos
regionais possui uma importância significativa na constante construção e
reafirmação do projeto pedagógico do PET. Isso se dá por várias razões e
nos arriscaremos a citar algumas aqui. Primeiro, os eventos regionais
contam com a participação de um grande público em termos do número de
grupos e do número de alunos por grupo. Assim, a sua representatividade é
inegável. Nessa perspectiva, os eventos regionais constituem a grande
oportunidade de se discutir, reavaliar e reafirmar a filosofia, os objetivos e
o modo de trabalho do PET como programa de qualidade para a graduação.
O objetivo do programa é patrocinar um processo de formação expansivo,
que se estenda para além da grade curricular dos cursos e alcance e
explicite a dimensão política do processo formativo. O “modo de trabalho”
do PET constitui-se na realização e na constante busca da integração de
atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas na perspectiva do
trabalho coletivo e, dentro do possível, interdisciplinar.
Uma segunda característica dos eventos regionais é a relação tutorial
que se estabelece de forma recorrente nos diversos espaços do evento.
Esses eventos criam oportunidade de interação de alunos petianos e, porque
não, tutores menos experientes com outros membros com maior vivência
dentro do PET. Essa interação promove a troca de experiências, mas, além
disso, promove também um processo de negociação coletiva dos
significados associados às atividades do programa e suas ações formativas.
O que cada um de nós pensa sobre o processo formativo do PET é revisado
e atualizado em cada debate realizado e se estabelecem relações tutoriais
“difusas” entre alunos mais e menos experientes, entre tutores mais e
menos experientes e mesmo entre grupos de diferentes vivências. Essas
experiências coletivas cumprem um papel de construção, reafirmação e
renovação da forma como o coletivo do programa entende a formação
tutorial.
Um terceiro aspecto relevante é a preparação dos encaminhamentos
de cada encontro regional para o Encontro Nacional de Grupos PET, o
ENAPET. O evento nacional é a instância máxima de deliberação da
comunidade petiana e os eventos regionais devem servir de preparação para
o ENAPET, definindo os encaminhamentos e as demandas de cada região.
O ENEPET 2012
Esses três aspectos discutidos acima não esgotam tudo que pode ser dito
sobre a importância dos eventos regionais, mas já deixam claro a
importância que terá o ENEPET 2012. Sendo o primeiro evento regional
no calendário anual, o ENEPET dará início e o tom das discussões nos
demais eventos regionais. O tema “PET E O CONHECIMENTO
COLABORATIVO” não poderia ser mais propício para o momento que
estamos vivendo no programa. Considero que o “Conhecimento
Colaborativo” está no centro dos dois aspectos complementares que
centralizarão as discussões sobre o PET no ano de 2012: 1) a busca da
identidade do programa dentro da graduação das universidades brasileiras,
delineando quais são as características próprias e qual o papel ocupado pelo
PET dentro da formação na graduação e 2) a reformulação do seu marco
regulatório, ou seja, da portaria MEC/SESU/SECAD 976/2010 e do manual
de orientações básicas. É muito importante que todos os espaços de
discussão nos eventos, como as reunião de alunos, de tutores, os grupos de
trabalho e os grupos de discussão estejam atentos a estes temas, realizem
um debate e definam encaminhamentos para o ENAPET de tal forma que
esse evento possa fazer avançar a Educação Tutorial e o PET.
Iniciemos pelo segundo item. Apesar do tema ser muito complexo, a
discussão de propostas para modificações na portaria 976, que rege o PET,
já foi realizada, em suas linhas gerais, durante o ano de 2011, culminando
com os resultados do ENAPET de Goiânia, realizado em julho do ano
passado. Para dar continuidade ao debate, é muito importante que, nos
eventos regionais, sejam discutidos os detalhamentos dos
encaminhamentos já propostos pela comunidade petiana. A discussão
colocada dessa forma garantirá que não sejam perdidos todos os avanços
alcançados no ano passado.
Os resultados do ENAPET 2011 foram consolidados e encaminhados à
Secretaria da Educação Superior em, basicamente, dois documentos gerais
que tratam, respectivamente, das propostas de modificações na portaria 976
( DemandasENAPET.pdf, que pode ser encontrada no endereço
https://cenapet.adm.feis.unesp.br/home/espacopublico/
demandasENAPET.pdf/view )
e das propostas para a reestruturar a avaliação do PET (cartaavaliacao.pdf,
https://cenapet.adm.feis.unesp.br/home/espacopublico/
cartaavaliacao.pdf/view ). É importante que esses dois documentos
sirvam de subsídio para as discussões do ENEPET e demais eventos
regionais para que a discussão possa avançar e não retroceda a pontos já
discutidos e vencidos em outros eventos. O Encontro Cearense de grupos
PET já pontuou a necessidade de reformulação da portaria e o ENEPET
deve avançar nessa discussão.
A identidade e o papel do PET dentro da formação na graduação é o
segundo ponto a ser discutido nos eventos regionais. Na verdade, a Jornada
Paranaense de Grupos PET, realizada em dezembro em Curitiba, já lançou
essa questão. Poderíamos iniciar essa discussão pela busca de um
referencial teórico na área de Educação que seja propício para descrever o
processo formativo no âmbito do PET. Podemos encontrar esse referencial
na Teoria Sócio-Histórica, cujo propositor e expoente maior é o psicólogo
russo Lev Vigotski. No entanto, para dar subsídios a uma discussão teórica
consistente, é necessário que a comunidade petiana identifique, nos seus
espaços coletivos de discussão, quais são os elementos dessa identidade.
Assim, poderíamos buscar responder no debate as seguintes questões:
Quais são as características que definem o PET?
O que diferencia o PET de outros programas de graduação?
Qual é a diferença entre a formação patrocinada pelo PET e a
formação patrocinada por esses outros programas?
Como o PET contribuiu ou tem contribuído para a construção de sua
identidade como estudante, como futuro profissional e como
cidadão? A mesma pergunta pode ser feita para os tutores.
A situação ideal é que essas questões e outras que possam ser formuladas
durante o debate possam ser respondidas de forma coletiva, direcionado a
discussão para a formulação de uma identidade petiana. É importante
ressaltar que a dinâmica do trabalho nos grupos, as ações, os objetivos e os
meios utilizados são, em si, elementos de identidade e devem ser
explicitados sempre que possível.
Examinando a programação do ENEPET, notamos que a discussão
realizada acima e os documentos propostos podem servir de subsídios para
cada GT e GD, além das discussões nas reuniões de tutores e alunos. Nos
grupos de trabalho, que serão realizados na sexta pela manhã, os temas
propostos acima terão importante papel na discussão.
Os temas da identidade e da reformulação da portaria estão
diretamente relacionados com a discussão do “O Papel do Tutor” e
das “Formas de Seleção”.
O “Tempo de permanência do tutor” é tema central na negociação
política com a SESu sobre a reestruturação do programa.
A discussão sobre a “Avaliação do PET” deve avançar a partir do
conteúdo do documento “cartaavaliacao.pdf” que reúne as demandas
do ENAPET do ano passado.
A discussão sobre “A CENAPET e a representatividade” pode
avançar a partir do próprio regimento da CENAPET, que pode ser
encontrado no Portal da CENAPET.
Tradicionalmente, os grupos de discussão não fazem encaminhamentos
para a assembléia. No entanto, os temas dos GD’s são relevantes para a
construção da identidade petiana, de tal forma que se torna muito
importante que seus resultados sejam socializados na página do ENEPET
após o evento.
Finalmente, gostaria de salientar que o ENAPET 2011, devido a sua
natureza e extensão, não conseguiu abarcar e discutir tudo o que foi
encaminhado pelos eventos regionais do ano passado. Assim, também pode
ser de grande utilidade para as discussões no ENEPET os resultados dos
eventos regionais compilados pela diretoria da CENAPET e que estão
disponíveis no portal da CENAPET em
https://cenapet.adm.feis.unesp.br/home/forum-enapet-
2011/compilacaoregionais2011-1.pdf/view. Também seria interessante que
os petianos consultassem a avaliação que a diretoria da CENAPET fez do
ENAPET 2011, que pode ser encontrada em
https://cenapet.adm.feis.unesp.br/home/avaliacao-enapet-
2011/copy_of_avaliacao-enapet-2011.
Como argumentei nessas linhas, o ENEPET e os demais encontros
regionais de 2012 serão fundamentais para a consolidação do PET. No
entanto, todos os resultados só serão efetivos se tivermos a participação
intensa da comunidade petiana, incluindo a contribuição que você que se
dedicou a ler esse documento pode dar.
Um abraço a todos os petianos.
Álvaro Leonardi Ayala Filho
Presidente da CENAPET
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