
Perfil do Coordenador de Curso
23/05/2010 16:40
Caros alunos, professores e funcionários do Curso de Pedagogia,
As mudanças ocorridas no cenário educacional, especificamente, no âmbito do Curso de Pedagogia com a reformulação curricular, sinalizam que a comunidade acadêmica precisa somar esforços para enfrentar o desafio da mudança. Nesta conjuntura, destacamos o Coordenador de Curso como agente fundamental neste processo. Na qualidade de tutora do Curso de Pedagogia, convido vocês para juntos refletirmos sobre o perfil do Coordenador de Curso.
Neste sentido, o MEC/INEP instituiu indicadores para avaliar o perfil do Coordenador de Curso, destacando:
1- A participação do Coordenador do Curso nos órgãos colegiados acadêmicos da IES;
2- Experiência profissional acadêmica;
3- Experiência profissional não-acadêmica (relacionada ao curso);
4- Área de Graduação (pertinência com o curso);
5- Titulação: Doutorado/Mestrado/Especialização (pertinência com a área do curso);
6- Regime de trabalho na Instituição.
A qualificação é fundamental, a exigência da titulação de doutorado ou mestrado é um diferencial na medida em que o Coordenador de Curso irá trabalhar com docentes portadores desses títulos. A exigência do MEC para que a formação e a titulação do Coordenador tenham pertinência com a área do curso é importante, mas não é o único parâmetro, é o ideal.
A experiência docente do Coordenador de curso é necessária, propicia melhores condições de trabalhar com as questões relacionadas: aluno/professor, professor/professor, currículo, entre outras.
A experiência profissional não-acadêmica, enfatizada pelo MEC na avaliação, também é importante. Se o Coordenador de Curso já exerceu atividades administrativas no âmbito da Universidade terá melhor visibilidade e saberá melhor conduzir os objetivos do Curso. Experiência, qualificação máxima e dedicação ao curso, são fundamentais para a avaliação do Curso.
Portanto, após anos de dedicação ao Curso de Pedagogia, desenvolvendo inúmeras atividades (acadêmicas, administrativas, consultorias, assessorias e tutoria no âmbito da UFPI e MEC), e refletindo sobre o perfil do Coordenador exigido pelo MEC, credencia o Grupo PET Pedagogia propor e desenvolver ações sem risco de comprometer a qualidade e o processo avaliativo do Curso. Realizamos uma gestão proativa, voltada para a implantação de mudanças que propiciem a melhoria do curso e valorização dos alunos, professores, funcionários, reconhecendo-os como agentes participativos deste processo.
Profª. Drª. Carmesina Ribeiro Gurgel
Tutora
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