Desempenho do Curso de Pedagogia no ENADE 2008

23/05/2010 17:26

Caros alunos, professores e funcionários do Curso de Pedagogia,

          É com muito orgulho que  sou pedagoga e professora do Curso de Pedagogia da UFPI. Curso que historicamente, tem apresentado uma trajetória de sucesso, com bons desempenhos validados pelas avaliações externas realizadas pelo MEC e pela sociedade em geral. Por exemplo, cita-se, o resultado alcançado no primeiro ciclo avaliativo do EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES – ENADE.

       Em 2005, participaram do ENADE, 42 alunos ingressantes e 91 concluintes. O Curso obteve nota 3 (três), considerado padrão mínimo qualidade. Em 2008, participaram 161 ingressantes e 76 concluintes.  O Curso obteve nota 4 (quatro), classificado como um Curso de BOA QUALIDADE.

      Enquanto a qualidade dos Cursos de Pedagogia era questionada pelo MEC e pela imprensa nacional, o nosso Curso foi o melhor classificado no ENADE 2008, na UFPI e no Estado (PI), igualando-se ou superando os cursos de Pedagogia de outros Estados e demais regiões brasileiras. Resultado que traduz o empenho da comunidade acadêmica da UFPI, envolvida diretamente com o Curso. O mérito pertence a todos (alunos, professores, funcionários e gestores), pois construímos e reconstruímos sua história a cada momento.

      Criado em 1973, como licenciatura curta, passando para licenciatura plena em 1975, na década de 80, uma exaustiva avaliação do curso foi realizada e apontou algumas fragilidades, especialmente no que se refere à qualificação dos profissionais da educação. Em 1993, o currículo do curso de pedagogia da UFPI passou por uma reformulação.

      E, novamente, para efeito de cumprimento legal da Resolução nº 01/06  que estabelece as Diretrizes e Bases Curriculares Nacionais, bem como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, propõem mudanças que buscam superar as limitações do currículo ao estabelecer requisitos para a formação de um pedagogo apto para lidar com as transformações do conhecimento e das práticas educativas no contexto atual. O currículo reformulado (4120 - 4.5.6) está materializado no Projeto Político Pedagógico que tem como propósito explicitar seus elementos estruturantes: bloco de conteúdos, períodos, duração, carga horária, TCC, fundamentos teórico-metodológicos, objetivos, estrutura da matriz curricular, auto-avaliação curricular e bibliografias. 

         Estes elementos são norteados pelos pressupostos da política de formação do pedagogo como um cidadão participativo, compromissado, crítico e criativo, segmentado na (1) fundamentação epistemológica da pedagogia como ciência- estudo da educação como prática social; (2) concentração das matérias curriculares em conteúdos da pedagogia;; (3) relação orgânica entre teoria e prática-ação-reflexão-ação; (4) interdisciplinaridade; (5) especificidade como curso de formação de profissionais da educação- formação de um profissional capaz de atuar em diferentes situações educativas; (6) política de interdepartamentalização.

          O nosso Plano de Atividades contempla várias ações voltadas para a qualidade do Curso, em busca do padrão máximo - nota 5 (cinco). Convido vocês para juntos alcançarmos este nível.

 

Profª. Drª. Carmesina Ribeiro Gurgel

Tutora

—————

Voltar