
PET PEDAGOGIA COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO
25/11/2010 04:48
Olá, pessoal o nosso Grupo PET Pedagogia participou do III FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FECLESC com a apresentação na modalidade oral "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. Realizado em Quixadá - Ceará, no período de 10 a 13.11.2010.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO CURSO PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
Newtânia Basílio dos Anjos - PET Pedagogia/UFPI – newtania.basilio@hotmail.com, Keyla Coelho de Sá - PET Pedagogia/UFPI – keyllasa_18@hotmail.com - Kely-Anee de Oliveira Nascimento – PET Pedagogia/UFPI – kelyoliveira_@hotmail.com.
RESUMO
Este estudo abrange as ações do Grupo PET- Pedagogia da UFPI, que foi contemplado em 2007 pelo Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação - MEC. Constitui de um instrumento mediador que realiza atividades que fortalecem a formação acadêmica e profissional dos alunos, numa perspectiva de aprendizagem significativa. O programa propõe instigar os alunos a produzirem material científico voltado para a pesquisa, ensino e extensão, possibilitando ao ensino de graduação uma interface multidisciplinar, pois engloba as ciências da educação como um todo, tais como: Ciências Sociais, História, Psicologia, Filosofia, além dos fundamentos e metodologias. O Grupo é centrado na relação professor-tutor-aluno, na qual o aluno é colocado como sujeito do conhecimento e agente ativo do processo educativo. Objetivou-se com esse estudo enfatizar a importância da formação de Grupos PET nos cursos de graduação, a exemplo do Grupo PET Pedagogia vem favorecendo o enriquecimento acadêmico aos alunos.
PALAVRAS CHAVES: Ação Tutorial, PET Pedagogia, Ensino de Graduação.
INTRODUÇÃO
Em 2007, o curso de pedagogia da UFPI foi contemplado com o Programa de Educação Tutorial – PET, do Ministério da Educação - MEC. Constitui de um instrumento mediador que realiza atividades que fortalecem a formação acadêmica e profissional dos alunos, numa perspectiva de aprendizagem.
A tutoria assim, traduz uma ação de cuidar, representar, defender e assistir tais discentes, orientando os grupos de alunos. É uma ação de mediação pedagógica que evoca o aluno como sujeito.
O programa pretende instigar os alunos a produzirem material científico que possibilitem interdisciplinaridade no ensino de graduação.
O grupo PET assume uma interface multidisciplinar, pois engloba as ciências da educação como um todo, tais como: ciências sociais, história, psicologia, filosofia, além dos fundamentos e metodologias. O grupo possibilita uma relação professor-tutor-aluno bem ampla no qual o aluno é colocado como sujeito do conhecimento e agente ativo do processo educativo.
A formação do grupo propicia o desenvolvimento de atividades integradoras, interdisciplinares e interdepartamentais na inserção de professores e alunos em ação educativas como observação, análise, construção e ou inovação de diferentes metodologias educativas envolvendo o ser individual e coletivo.
OBJETIVOS DO GRUPO PET PEDAGOGIA
De acordo com o Manual de Orientações Básicas do PET (2006), o seu objetivo geral consiste em promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o Programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. Como objetivos específicos tem-se:
a) Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
b)Estimular a melhoria do ensino de graduação por meio de:
c) Desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso;
d)Desenvolvimento de ações que procurem integrar o ensino, a pesquisa e a extensão;
e) Atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores, disseminando novas idéias e práticas entre o conjunto dos alunos do curso;
f) Interação dos bolsistas do Programa com o corpo docente e discente da instituição, inclusive em nível de pós-graduação, quando for o caso;
g) Participação em atividades características de programas de pós-graduação;
h) Desenvolvimento de atividades que promovam o contato dos bolsistas e demais alunos do curso com a realidade social em que o grupo, o curso ou a IES estejam inseridos.
i) Oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando à formação de um profissional crítico e atuante, por meio de:
j) Desenvolvimento de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo;
l) Facilitação do domínio dos processos e métodos gerais e específicos de investigação, análise e atuação da área de conhecimento acadêmico-profissional;
m) Envolvimento dos bolsistas em tarefas e atividades que propiciem o aprender fazendo e refletindo sobre;
n) Discussão de temas éticos, sociopolíticos, científicos e culturais relevantes para o país e/ou para o exercício profissional e pra a construção da cidadania;
o) Promoção da integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária, através de interação constante com o futuro ambiente profissional;
p)Participação, com igual ênfase, em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
ALGUMAS AÇÕES REALIZADAS PELO GRUPO PET:
Estudo de grupos com temas relevantes, principalmente sobre o Programa; Apresentação e publicação de Artigos Científicos em Congressos e Encontros a nível local, regional e nacional, inclusive a participação de um dos petianos no ENAPET; Os Seminários do Curso de Pedagogia;Avaliação interna e externa do grupo, dentre outras.
O Programa conta ainda com um portal, atualizado todos os dias pela tutora, nele temos as informações, tais como: o que é o PET, o Grupo PET Pedagogia, as Publicações, a Seleção, as atividades realizadas e o planejamento, link para sugestões, dentre outras. Esse recurso on-line tem servido para divulgar e estreitar os laços do Programa com os demais Grupos a nível nacional. O Grupo PET-Pedagogia da UFPI nessa fase atual a partir do ano de 2009 vem desenvolvendo um conjunto de ações, as quais estão articuladas em torno do ensino, da pesquisa e da extensão. Aquelas que integram sistematicamente os planos de atividades anuais são:
1. Apresentação do Grupo PET Pedagogia e de suas ações voltadas para os alunos do curso e demais interessados em conhecer e participar;
2. Estudos de Grupos relacionados sobre as temáticas das linhas de pesquisa do Programa de Pós - Graduação em Educação Brasileira - CCE/UFPI;
3. Realização de seminários formativos, os quais buscam abranger duas dimensões:
a) Temas que potencializem a formação profissional dos graduandos;
b) Temas da atualidade e de interesse dos alunos.
4. Ciclo de palestras e mini-cursos com temas relacionados aos eixos do Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Pedagogia, com o objetivo de socializar os estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo PET Pedagogia, caracterizando atividades de ensino e extensão;
5. Participação no Colegiado do Curso de Pedagogia e no Centro Acadêmico do Curso.
6. Informativo do grupo Pet Pedagogia (InfoPET), onde é lançado atividades e eventos a serem realizados pelo grupo e comunidade acadêmica em geral.
PROJETOS EM EXECUÇÃO PELO GRUPO PET
Oficinas de leitura na graduação: limites e desafios
Essas oficinas de leitura visam potencializar o projeto Interfaces da Pedagogia: uma questão interdisciplinar, bem como desenvolver atividades de caráter coletivo e individual ao grupo PET-Pedagogia CCE/UFPI e posteriormente à comunidade acadêmica. Essas atividades têm como finalidade estimular novas descobertas e trocas de experiências, assim também, como propiciar a multiplicação e disseminação de conhecimentos a partir da leitura, possibilitando aos alunos a construção autônoma do conhecimento e permitindo desenvolver competências para atuar como sujeito crítico e reflexivo. Além disso, o ato de ler é essencial para o aprendizado do discente, e conseqüentemente, tem implicações na formação acadêmica e desempenho do futuro profissional. Desse modo, essas oficinas buscam o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade por meio de leitura, discussões, análises, e produções de textos científicos, usando da técnica de estudo dirigido e realização de diferentes dinâmicas
Projeto: “Mediando Aprendizagens
O projeto é uma iniciativa do Grupo Pet/Pedagogia em parceria com o Lar da Criança. Surgiu da necessidade do Grupo estar desenvolvendo uma atividade de extensão fora do contexto acadêmico, posto que o grupo percebe que é de grande relevância a interação e experimentação do mesmo em outros espaços não escolares, em particular o Lar da Criança, por tratar-se de uma experiência nova e enriquecedora para os alunos do curso de pedagogia, pois mostra outros espaços de atuação do pedagogo na sociedade.Visa despertar nos sujeitos (as crianças) valores morais, éticos e afetivos. Busca essencialmente que os meninos e meninas do orfanato Maria João de Deus construa e ressignifique novas experiências com intuito primordial de valorizarem o que possuem.
Desse modo, o Grupo percebe que será proveitoso, um trabalho investigativo de observação dos espaços disponíveis no Lar, visto que esta pesquisa acontece em um ambiente em que as experiências sócio-afetivas são determinantes na formação dessas crianças posto que elas são desprovidas do convívio familiar. Isto para que seja exposto à comunidade acadêmica do curso de pedagogia e demais interessado, um ambiente novo e rico em oportunidades de atuação profissional, bem como alvo de futuros empreendimentos investigativos para aqueles que desejam enveredar-se por caminhos conflitantes e ainda dispersos, quanto às políticas públicas e legislações respectivas.
CONCLUSÃO
Tendo em vista que o planejamento é um conjunto de idéias ou intenções que uma vez materializado, torna-se uma ferramenta que possibilita conhecer a realidade, construir um referencial e avaliar caminhos, sistematizando o percurso que se deseja alcançar. É uma ferramenta que permite a reavaliação de todo o processo ao qual se destina. É um instrumento que se caracteriza por apresentar o lado racional da ação, porém sua característica básica é a flexibilização. Em outras palavras, o planejamento é um processo de deliberação abstrata, explícito, através do qual se organiza ações, podendo-se antever resultados. Desta forma, o Grupo PET – Pedagogia realiza o planejamento de suas atividades, respeitando os critérios exigidos pelo ato de planejar e a filosofia que norteia os pressupostos do Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Graduação Presencial.
Portanto, o Grupo PET - Pedagogia vem demonstrando dinâmica, interação e vivacidade da equipe por meio de ações que envolvem toda a comunidade acadêmica, sobretudo aos discentes do Curso de Pedagogia, confirmando mais uma vez o que diz o Manual de Orientações Básicas do PET: a interação dos bolsistas do Programa com o corpo docente e discente da Instituição.
- REFERÊNCIAS
_______, MEC - Ministério da Educação e Cultura. Manual de Orientações do PET, 2006. Disponível em: www.mec.gov.br /portal. Acesso em: 21 de maio de 2010.
_______,PROGRAMA DE EDUCÇÃO TUTORIAL - PET. Disponível em: www.petpedagogia.com /portal. Acesso em: 20 de agosto de 2010.
—————