InterPET - PI

16/05/2010 20:57

I – Considerações Gerais 

        Programa de Educação Tutorial - PET- foi criado em 1979 pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - visando o melhor preparo dos alunos da graduação. A partir de 2000, a coordenação do programa é exercida pela a Secretaria de Ensino Superior (SESu), vinculada ao MEC. Atualmente, o PET é integrado à SESu, CAPES e FNDE.

        O Programa de Educação Tutorial conta com 430 grupos em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. São 4.394 alunos bolsistas e 430 tutores, um para cada grupo de pesquisa, espalhados nas diversas áreas do conhecimento. Dentre eles, quatro são desenvolvidos na Universidade Federal do Piauí – UFPI, iniciado em 2005 com o curso de História, em 2007 Pedagogia e Filosofia, 2009, Serviço Social.

        Considerando a expansão dos Grupos na Universidade Federal do Piauí - UFPI e probabilidade do surgimento de outros grupos em outras Instituições no nosso Estado, necessário se faz a criação do InterPET-Piauí, na perspectiva de congrega-los e lutar pela continuidade e melhoria do programa. O INTERPET é um fórum constituído por todos os integrantes bolsistas, não bolsistas e tutores, instituído pela UFPI e que se reúnem em assembléia realizada mensalmente ou sempre que se fizer necessário, em caráter extraordinário.

        O programa destina-se a alunos destacados em cursos de graduação e tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de sua formação. Paralelamente, tem-se em vista melhorar o curso no qual atua, fazendo uso de um maior envolvimento entre os bolsistas e os demais dos alunos do curso ao qual o Grupo PET está vinculado.

        Para tanto, os petianos devem desenvolver atividades extra-curriculares que envolvam ensino, pesquisa e extensão e que propiciem sua formação global, fornecendo preparo para uma atuação de nível mais elevado na área acadêmico-profissional e incentivando tanto o ingresso nos programas de pós-graduação como a integração no mercado de trabalho.

        Desta forma, é meta do PET formar profissionais críticos e atuantes, capazes de modificar a realidade nacional. Neste contexto, urge a necessidade de integrar os Grupos PETs existente, em nosso Estado, pois, desde a implantação dos primeiros Grupos PET na Universidade Federal do Piauí – História (2005), Pedagogia e Filosofia (2007), Serviço Social (2009) as reuniões limitava-se em tratar de assuntos pontuais no Comitê Local de Acompanhamento – CLA. No entanto, cada grupo realizava seus eventos isoladamente, apresentando baixo desempenho no indicador - “Participação no conjunto dos Grupos PET”, avaliado pelo MEC.

        Assim, o InterPET é uma exigência legal do Programa, em nível nacional, cuja existência e atuação é um dos indicadores de avaliação de desempenho dos Grupos PETs  na IES. Contudo, a realidade atual impõe uma tomada de decisão por parte dos Grupos já existentes e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG para criação deste fórum, tendo em vista os aspectos: (1) expansão dos Grupos na UFPI; (2) os quatro PET’s existentes no Estado do Piauí, todos são vinculados aos cursos ministrados pela UFPI; (3) atendimento as exigências do PET nacional; (4) Por ser o Piauí único do Nordeste que ainda não instituiu o seu InterPET.

        A criação do Inter-PET - Piauí é imprescindível com relevância social e educacional que contribuirá para uma sólida permanência e expansão da política de desenvolvimento do ensino de graduação presencial, por meio da ação tutorial, definida pelo Ministério da Educação – MEC, cabendo aos tutores e petianos pioneiros no Estado do Piauí a decisão de sua criação. Inicialmente, o Inter-PET - Piauí será formado pelos grupos existentes no Estado, que, inclusive, atualmente todos pertencem a UFPI, sendo estes: História, Filosofia, Serviço Social no Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL / Campus Ministro Petrônio Portella, Pedagogia no Centro de Ciências da Educação – CCE do mesmo campus.  
        Este fórum é de suma importância no contexto dos Grupos PET, pois é uma oportunidade de interação entre os grupos de diferentes áreas e de reflexão sobre as atividades coletivas. Além disso, ao discutir sobre as atividades realizadas, os alunos bolsistas e voluntários reforçam a complementaridade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas.

        Espera-se com a implantação do Inter-PET – PI, a melhoria na capacidade de organização e liderança dos petianos e tutores, aumento da interação entre grupos os PETs não apenas da UFPI, mas de outras IES piauiense e do País, com vistas à realização de atividades interdisciplinares e troca de experiências. Além de realizar conjuntamente ações no que tange à tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, que é a base na qual se fundamenta os princípios filosóficos que regem o Programa de Educação Tutorial – PET nacional.

 II – Objetivos

        A criação do Inter-PET - PI, visa integrar petianos e tutores dos PETs atuantes na UFPI e demais IES do Estado, cujo objetivo geral é integrar os Grupos com a finalidade de realizar conjuntamente atividades no que contemplem Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme o plano de ação de cada Grupo encaminhado ao Ministério da Educação. São proposta de atividades do InterPET-PI:

Conhecer melhor as ações desenvolvidas pelos demais grupos;

Propor o desenvolvimento de atividades multidisciplinares e de caráter coletivo;

Fazer um levantamento de sugestões junto a comunidade acadêmica e a sociedade para a melhoria do desempenho dos Grupos;

Sugerir Comissão para organizar eventos de interesse dos Grupos;

Promover encontro de petianos egressos;

Promover seminário por grupos de áreas afins para que compartilhem suas experiências e discutam como realizar educação tutorial indissociavelmente em ensino, pesquisa e extensão dentro da realidade de cada área;

Incentivar a criação de logos de todos os PETs envolvidos que compõem o InterPET-Piauí;

Promover concurso de logos do InterPET-PI;

Elaborar uma sistemática de avaliação dos Grupos PETs que o compõe InterPET-PI.

 III - Estrutura 

        O InterPET-PI é um movimento organizado pelos Grupos PET do estado do Piauí. Surge como estratégia facilitadora para organização das atividades realizadas em conjunto por estes Grupos, bem como para favorecer as discussões sobre os objetivos do Programa de Educação Tutorial dentro da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo. Será um espaço de debates democráticos, com o objetivo de refletir e deliberar, de forma organizada, encaminhamentos e decisões sobres as ações coletivas dos Grupos PETs piauiense.

        O InterPET-PI será um espaço importante para as decisões comuns aos PETs, bem como para socialização das experiências vivenciadas pelos tutores e petianos, proporcionando, desta forma, uma maior interação entre os Grupos, além do  amadurecimento quanto ao trabalho em grupo numeroso e heterogêneo. Tornando-se mais uma experiência rumo a consolidação da política de desenvolvimento do ensino de graduação presencial na UFPI e no Piauí. O InterPET-PI será formado pela representação de cada grupo PET, com se seguinte composição:

 um Coordenador (Tutor)

 um Secretário    (Tutor)

 um Tesoureiro   (Tutor)

 um Aluno  bolsista de cada Grupo PET

 um Aluno voluntário de cada Grupo PET

        O Coordenador será eleito pelos seus pares (tutores) e alunos petianos bolsista ou voluntário, devidamente selecionado por Edital. A performance será calculada com base na fórmula aplicada para a eleição de Diretores de Centro da Universidade Federal do Piauí. A eleição será coordenada pelo (a) Presidente (a) do Comitê Local de Acompanhamento – CLA/UFPI, que encaminhará o resultado para Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para emissão da Portaria de nomeação com mandato de dois anos, sendo permitida a recondução, na forma estipulada. Somente poderá exercer a coordenação tutores, cujos cursos são cadastrados no InterPET-PI. O Coordenador InterPET será responsável pela troca de experiências interGrupos; integração dos Grupos PETs com os alunos do curso que está vinculado; promover a visibilidade do programa PET nos programas de pós-graduação, escolas públicas, privadas e empresas; representar os grupos PET junto ao Comitê Local de Acompanhamento (CLA) e demais órgãos, quando necessário; presidir as reuniões do InterPET-PI; elaborar a agenda, ouvindo os Grupos, dentre outras ações pertinentes a função.

        O Secretário será responsável pelas atividades burocráticas do InterPET-PI, tais como elaboração e divulgação do calendário das reuniões InterPET-PI com data, horário e PET que irá sediar cada reunião. O Tesoureiro controlará o Caixa I InterPET-PI, que será realizado convênio ou contrato com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FADEX/UFPI e, posteriormente realizar a abertura de conta bancária InterPET-PI. Os recursos serão oriundos de doações, realização de eventos, cursos de extensão, de reserva financeira feita através de contribuições mensais realizadas por cada Grupo PET no percentual a ser definido em assembléia. A aplicação desse dinheiro será liberada por ordem de prioridade, conforme a agenda de atividades, a ser decidido pelo InterPET-PI, em suas reuniões, sendo geralmente utilizado para financiar eventos, encontros dos PETs ou a viagem para estes, taxa de inscrição em eventos.

        As Reuniões do InterPET-PI serão realizadas mensalmente, e há um rodízio entre os grupos para sediá-las. Faz-se obrigatória a presença de pelo menos um representante de cada PET, mesclando-se entre bolsistas e tutores. Para que as reuniões aconteçam é necessário que estejam presentes 50% dos Grupos mais 01 para que haja quórum de votação. As decisões votadas nas reuniões são encaminhadas para a realização e só poderão ser vetadas, ou modificadas, pelo InterPET-PI em uma nova reunião à partir de outra votação. A condução e a ata de cada reunião são de responsabilidade do grupo que sedia a reunião.                                           

Teresina, 17 de agosto de 2009 

 

Comissão de Elaboração do Projeto InterPET-PI                                    

  Profª. Drª. Carmesina Ribeiro Gurgel

  Coordenadora

 Leia Soares da Silva

 PET-Pedagogia

 Antonia Flávia Moraes da Costa

 PET-Pedagogia

Aline Socorro Santos lima

PET-Pedagogia

Karine de Sousa Rodrigues

PET-Pedagogia

Lorena Maria de Moura Santos

PET- Filosofia

Lenise Moura Fé

PET- Filosofia

Josilene dos Santos Lima

PET- História

Mona Ayala da Saraiva Silveira

PET- História

—————

Voltar