Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Piauí

16/05/2010 21:02

I - Considerações Gerais

        O Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI foi criado em 1973, como licenciatura curta passando, a licenciatura plena em 1975.

        Na década de 80 foram detectadas falhas nos cursos de formação de professores, o que ocasionava fragilidade de formação destes profissionais da educação. A partir de 1993 o currículo do curso de pedagogia da UFPI passou por uma reformulação.

        A alteração do currículo é baseada nas Diretrizes e Bases Curriculares Nacionais e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As mudanças buscam superar as limitações do currículo e propõe a formação de um pedagogo apto a lidar com as transformações do conhecimento e das práticas educativas no contexto atual.Apresenta bloco de diciplinas/ Curso diurno e noturno, prazo máximo de duração, carga horária de 60 e 75 horas - aulas e TCC.

        Este currículo é projetado pelo Projeto Político Pedagógico que tem como propósito explicitar os fundamentos teórico-metodológicos, objetivos, organização institucional. Está identificada na política-formação do cidadão e pedagógico- formação do cidadão participativo, compromissado, critico e criativo. O Projeto Político Pedagógico está segmentado em:

· Fundamentação epistemológica da pedagogia como ciência- estudo da educação como prática social;

· Concentração das matérias curriculares em conteúdos da pedagogia, ou seja, enfatizar uma sólida formação em conhecimentos e saberes educacionais;

· Relação orgânica entre teoria e prática- ação- reflexão- ação;

· Interdisciplinaridade: a pedagogia é uma ciência que precisa de outras para explorar seu objeto de estudo;

· Especificidade como curso de formação de profissionais da educação- formação de um profissional capaz de atuar em diferentes situações educativas, seja na escola ou fora dela;

· Política de interdepartamentalização - promover o trabalho integrado, um ambiente de diálogo.

Assim o PPP propõe a formação de um profissional capaz de lidar com novos desafios da educação e desenvolver suas práxis profissionais e sociais.

II-Introdução

        As falhas e defasagens, no curso de formação de professores, fez-se com que o currículo fosse reformulado para que estes cursos fossem aperfeiçoamento. Os problemas detectados são os teóricos, objetivos do curso e a desarticulação entre teoria e prática. A nova perspectiva para o curso deverá proporcionar uma base teórico-metodológica fundamentada nos aspectos éticos, políticos da critica e da transformação social, como articulação entre teoria e prática e a transformação da realidade educacional.

        Este currículo garante ao profissional conhecimentos mais sólidos fundamentados nos seguintes pressupostos: - formação teórico-metodológico { análise da organização social do sistema educacional} e – formação político-social {compreensão critica das políticas e projetos educacionais}.

        O curso de pedagogia da UFPI busca tornar o pedagogo um profissional mais competente, capaz de lidar com desafios e problemas da educação local, regional e nacional: um profissional competente nas dimensões do trabalho pedagógico, com capacidade critica, criatividade e espírito de investigação e capaz de lidar com problemas do seu trabalho na dimensão humana, ética, política, técnica e social.

III - Objetivos do Curso

  • Dar condições efetivas de desenvolver, de forma competente,tarefas pedagógicas não só na escola, mas também em outros ambientes onde haja necessidade de ações educativas.
  • Oferecer uma sólida formação teórico- metodológica;
  • Buscar o aperfeiçoamento da formação do pedagogo, tornando-o um profissional mais competente, capaz de lidar com desafios e problemas da educação no âmbito local, regional e nacional
  • Proporcionar a integração entre teoria e prática

IV - Teoria educacional que norteia o projeto político pedagógico do curso de pedagogia da UFPI.

Teoria crítica social dos conteúdos que tem como característica os seguintes aspectos:

· a escola deve apresentar-se como um instrumento de apropriação do saber e agente transformador da sociedade.

· principal papel nesta construção é o de preparar os alunos para o mundo em que vivem, tornando- os seres críticos conscientes das contradições existentes através da prática reflexiva, onde busca-se a formação de um profissional conhecedor , reflexivo e questionador.

    A partir dessas concepções destaca-se o perfil do pedagogo e as competências a serem desenvolvidas pelo egresso.

V - Perfil

- Atuar na docência da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, atuando em instituições escolares e não-escolares.

- Atuar no exercício da gestão educacional

- Assumir compromissos éticos com a valorização dos profissionais da educação;

- Desenvolver estudos, serviços de extensão e pesquisas.

VI - Competências

-valores de uma sociedade democrática: princípios de ética; orientar as escolhas por valores democráticos; reconhecer e respeitar a diversidade dos alunos combatendo a discriminação; zelar pela dignidade profissional.

- papel social da escola: compreender o processo de ensino-aprendizagem utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social; participação coletiva na elaboração, gestão e no projeto educativo.

-domínio do conteúdo: relacionar os conteúdos com a realidade; compartilhar saberes; criar didáticas eficazes.

-domínio do conhecimento pedagogico: Criar, planejar, realizar e avaliar situações didáticas para a aprendizagem e conhecimento dos alunos,utilizando-se de diferentes estratégias.

-processo de investigação: analisar situações interpessoais, refletir sobre a prática docente, manter-se atualizado.

VII - Princípios curriculares

As mudanças tem no programa crítico -reflexivo do contexto sócio econômico e cultural e da política educacional seu fundamento básico.

-Busca uma visão crítica da realidade educacional

-Articula as dimensões filosófica, histórica, psicológica, sociológica, antropológica e metodológica da práxis educativa.

  • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: articulação entre prática e teoria;

Este principio,integra a articulação entre teoria e prática, demonstrando que o ensino deve ser compreendido como espaço da produção do saber, portanto o qual está de acordo com a teoria que fundamenta este projeto, que é a teoria critico social dos conteúdos.

  • Formação profissional para a cidadania: desenvolvimento de dimensões humanísticas, espírito crítico e intelectual, atuar com ética, supera a exclusão social, racial, cultural.

O curso de pedagogia busca desenvolver o espírito crítico e a autonomia intelectual do futuro professor. A cidadania, neste sentido, será construída pela participação ativa nas atividades curriculares, uma vez que ser cidadão é ser sujeito responsável, ético comprometido com a coletividade.

Tal principio está baseado na teoria crítico- social dos conteúdos, pois esta busca uma transformação social necessária para desenvolver uma educação que propõe uma prática pedagógica crítica, reflexiva e transformadora.

  • Interdisciplinaridade: o currículo tem a finalidade de interagir dimensões ético-racial, técnica-política, além do trabalho integrado entre departamentos;

Segundo a teoria educacional que norteia o Projeto Político Pedagógico da UFPI é preciso que os conteúdos se liguem de forma indissociável, não basta apenas que eles sejam ensinados, estando assim de acordo com este principio.

  • Relação orgânica entre teoria e prática: profissional crítico, reflexivo, inseri-lo no cotidiano.

O Curso deve fundamentar-se na articulação teórico- prática.o currículo irá relacionar a teoria- prática enfatizando o cotidiano escolar, as dimensões ação/ reflexão/ ação, questões próprios da educação básica

De acordo com a teoria crítico social dos conteúdos quanto aos métodos de ensino, não se trata apenas em “transmitir” conhecimentos, tampouco da livre expressão de opiniões, mas uma relação entre a prática vivida pelo aluno e os conteúdos propostos pelo professor. A teoria e a prática nas diretrizes curriculares é bem explicitada no artigo 3° DCN

VIII - O processo de ensino - aprendizagem

  • Processo através do qual o aluno apreende as competências necessárias para exercer o oficio de pedagogo.
  • Este processo envolve relações entre pessoas e requer intervenções que mediadas pela linguagem, manifestam a afetividade, a subjetividade e as intenções dos agentes
  • Pensar no processo de ensino- aprendizagem do curso de pedagogia implica em definir os fins, os meios, os conteúdos, o papel do professor,o que é aprendizagem, as formas de avaliação
  • Este projeto político-pedagógico se orienta no ensino- aprendizagem estão fundamentados na realidade pedagógica prático- reflexivo, no principio teórico- metodológico da reflexão da ação.

A racionalidade pedagógica do processo ensino- aprendizagem fundamentada na teoria critico social cós conteúdos:

 

Indicadores

 

Racionalidade pedagógica prático- reflexiva segundo a teoria segundo a teoria acima mencionada

 

Pressupostos

 

Através da relação entre os conteúdos e interesses dos alunos por meio da prática reflexiva é possível formar um profissional competente critico e dedicado as questões de contexto educacional.

Educação

 

É uma atividade prática comprometida com a ética e a moral tanto do educador quanto do educando, a partir de perspectivas numa relação de troca de saber.

Alunos

 

O pedagogo de reconhecer a heterogeneidade de uma sala de aula e procurar trabalhar de forma que agregue á todos, reconhecendo que são seres ativos capazes de refletir e criticar através de uma proposta pedagógica interativa.

 

Professor

 

O professor deve ser o intermediador da sociedade na sala de aula, é quem vai inserir as possibilidades de reflexão.

 

Práxis educativa

 

Dinâmica, criativa, subjetiva e articulada ao conteúdo, com ênfase no como e o que fazer. Sendo assim capaz de transformar a teoria em prática educativa.

Aprendizagem e conhecimento

 

O conhecimento é um processo ético, dinâmico, subjetivo e um constante transformador, levando em consideração a realidade social.

Planejamento

 

Significativo, determinado em função das características biopsicossociais do grupo, coletivo; m guia de ação, flexível.

 

Avaliação da aprendizagem

 

Processo de aprender fazendo; é estruturado de conceitos e valores éticos e humanísticos. Está comprometido diretamente com a aprendizagem respeitando o tempo de conhecimento processual de cada aluno, possibilita a avaliação do currículo uma inclusão educacional e social.

 

IX - DIFERENÇA ENTRE AVALIAÇÃO DO CURRICULO E AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO.

Tem a mesma finalidade, avaliar o curso de pedagogia, mas se distinguem porque a avaliação do Projeto Político Pedagógico é o planejamento de ações que conta com a participação de professores, administradores, alunos e egressos em seminários semestrais para caso haja necessidade de alterações visando o aperfeiçoamento. E na avaliação do currículo há uma comissão constituída para avaliar e formular alternativas para solucionar problemas identificados, sob a coordenação do colegiado do curso de pedagogia, articulado entre si em três etapas: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva.

X- Organização do curso

        Formado por blocos que totalizam 09, onde a partir do 6° ocorre o Estágio obrigatório, mescla disciplinas de caráter teórico pratico. As disciplinas podem ser definidas em três categorias: obrigatórias, optativas e eletivas. Síntese das disciplinas e outras atividades curriculares

 

Pedagogia UFPI

Diretrizes

Disciplinas e formação obrigatórias

2.685 h

De acordo com as Diretrizes e Bases Curriculares nacionais para o curso de pedagogia o mínimo de carga horária deveria estar assim dividido: disciplinas de formação obrigatórias:

2. 800 h

Disciplinas de formação opcional 120h

Disciplinas de formação opcional 100h

Atividades complementares

120 h

Atividades complementares

100 h

Estágio supervisionado de ensino 315 h

Estágio supervisionado de ensino

300 h

Carga horária total

3. 240 h

Carga horária total

3.200h

     

 

        O Curso de Licenciatura  em pedagogia da UFPI possui 40 horas a mais que o estabelecido pelas Diretrizes e Bases Curriculares Nacionais.

Duração ideal :4,5 anos

Duração máxima: 7 anos

Os créditos são classificados em teóricos, teóricos- práticos e práticos.

—————

Voltar