CONVERSANDO COM A COMUNIDADE ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPI (Por uma Pedagogia Transformadora)

22/05/2010 21:11

 

 

         Caros alunos, professores e funcionários do Curso de Pedagogia,

        O  ano de 2010 retrata o momento que estamos vivenciando a implantação do currículo reformulado (4120 - 4.5.6). Sempre procuramos enquanto Grupo PET Pedagogia realizar ações voltadas para uma pedagogia transformadora.

        Essa idéia foi inspirada na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (2008), retratado no livro pequeno em tamanho, mas gigante em esperança e otimismo, que condena as mentalidades fatalistas que se conformam com a ideologia imobilizante de que "a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?"

        Em Paulo Freire, educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecendo que a História é um tempo de possibilidades. É um "ensinar a pensar certo" como quem "fala com a força do testemunho". É um "ato comunicante, co-participado", de modo algum produto de uma mente "burocratizada".

        No entanto, toda a curiosidade de saber exige uma reflexão crítica e prática, de modo que o próprio discurso teórico terá de ser aliado à sua aplicação prática. Nesta perspectiva, a nossa PROPOSTA de trabalho está balizada em ações que possam responder melhor ao desafio de promover a reflexão e a prática do currículo reformulado, em fase de implantação, bem como as funções (acadêmica, gerencial, política e institucional), que orientam o importante papel do Grupo PET Pedagogia neste processo.

        Caríssimos alunos, professores e funcionários do Curso de Pedagogia, a nossa proposta não se trata, portanto, de uma proposta qualquer, mas sim colocar a serviço do Curso uma gestão que se movimentará entre o que deve ser feito e o que precisa fazer, explorando o possível para alcançar os princípios norteadores para a formação do pedagogo numa perspectiva transformadora e emancipatória.

        Uma gestão apoiada na visão colaborativa que nos oriente diante das incertezas e da complexidade, ou seja, buscar alternativas, definir estratégias que permitiriam enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza, e modificar ou consolidar realidades em virtude de resultados adquiridos.

        É com esta convicção, que convido vocês para juntos construirmos mais um capítulo da história de sucesso do nosso Curso de Pedagogia.

 

Profª. Drª. Carmesina Ribeiro Gurgel

Tutora

—————

Voltar