II SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA

16/05/2010 20:19

 

II SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA

 

        O PET Pedagogia realiza o II Seminário, visando discutir o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

          A tematica tratada no II Seminário teve como objetivo discutir a avaliação de desempenho discente, tendo como referência o ENADE, conforme resumo:

         Avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.Com duração total de 4 (quatro) horas, Foi composta de componentes de avaliação da formação geral e um componente específico da área de Pedagogia.

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou no dia 31.08.09, os índices gerais de cursos das instituições (IGC) para todas as universidades, centros universitários e faculdades do país. No Piauí, a instituição de ensino melhor classificada é a UFPI (Universidade Federal do Piauí) com nota 3 (Três) .

O IGC, considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. O resultado final é expresso em valores contínuos, que vão até 500 e em faixas até cinco.

Para a graduação, ele usa a média do CPC (Conceitos Preliminares de Curso) da instituição. Já para a pós-graduação, o conceito utiliza a nota Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo INEP.

No conjunto dos dados do MEC, 388 escolas ficaram sem conceitos, porque alguns de seus cursos não contaram com a participação mínima de dois ingressantes e de dois concluintes no ENADE, pois a nota da avaliação é considerada no cálculo do IGC.

        A avaliação da formação geral contemplará temas como com vistas a relações de trabalho ao exercer suas atividades nas seguintes áreas e/ou campos profissionais:

a) na docência da Educação Infantil ( 0 a 6 anos), dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Regular e de Jovens e Adultos e na docência das disciplinas de formação pedagógica em nível médio;

b) no planejamento, organização, avaliação e gestão nos sistemas de ensino, em escolas e outros espaços educativos;

c) na produção e difusão do conhecimento no campo da Educação, tendo como referência o perfil do graduando em Pedagogia.

 

A avaliação do componente específico da área de PEDAGOGIA tem por objetivos:

 

a) contribuir para avaliação do desempenho dos estudantes de graduação em Pedagogia, levantando indicadores para ações que promovam a melhoria da qualidade do ensino oferecido;

 

b) identificar necessidades e problemas relacionados ao processo de formação do Pedagogo, considerando as exigências sociais, econômicas, políticas, culturais e éticas, os princípios expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e nos documentos propositivos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia, produzidos e divulgados pelas entidades da área.

 

I. ÁREAS DE FORMAÇÃO GERAL

I - sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão;

II - exclusão e minorias;

III - biodiversidade;

IV - ecologia;

V - mapas sócio e geopolítico;

VI - globalização;

VII - arte, cultura e filosofia;

VIII - políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança e desenvolvimento sustentável;

IX - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor;

X - relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver);

XI - vida urbana e rural;

XII - inclusão/exclusão digital;

XIII - democracia e cidadania;

XIV - violência;

XV - terrorismo;avanços tecnológicos;

XVII - relações de trabalho;

XVIII - tecnociência;

XIX - propriedade intelectual;

XX - diferentes mídias e tratamento da informação.

No componente de Formação Geral, serão verificadas as capacidades de:

I - ler e interpretar textos;

II - analisar e criticar informações;

III - extrair conclusões por indução e/ou dedução;

IV - estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;

V - detectar contradições;

VI - fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências;

VII - questionar a realidade;

VIII - argumentar coerentemente

No componente de Formação Geral os estudantes deverão mostrar competência para:

I - projetar ações de intervenção;

II - propor soluções para situações-problema;

III - construir perspectivas integradoras;

IV - elaborar sínteses;

V - administrar conflitos.

 II. ÁREAS ESPECÍFICAS PARA DOCÊNCIA

1) Constituição do "ser" professor e as especificidades do trabalho docente.

2) Conteúdos e metodologias específicas de

a) Educação Infantil:

   b) Alfabetização e Letramento;

   c) Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil;

   d) Matemática;

  e) Ciências;

  f) Geografia;

  g) História;

  h) Linguagens Artístico-Culturais;

  i) Corporeidade/Motricidade Humana;

  j) Práticas educativas para o processo de ensino e  aprendizagem de crianças, jovens e adultos;

3) Temas transversais indicados nos PCNs do Ensino Fundamental. 

III. ÁREAS ESPECÍFICAS PARA GESTÃO ESCOLAR E OUTROS ESPAÇOS EDUCATIVOS

a) Filosofia da Educação;

b) História da Educação/História da Educação Brasileira/História da Pedagogia e do Curso de Pedagogia;

c) Sociologia da Educação;

—————

Voltar