
II SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA
16/05/2010 20:19
II SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA
O PET Pedagogia realiza o II Seminário, visando discutir o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A tematica tratada no II Seminário teve como objetivo discutir a avaliação de desempenho discente, tendo como referência o ENADE, conforme resumo:
Avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.Com duração total de 4 (quatro) horas, Foi composta de componentes de avaliação da formação geral e um componente específico da área de Pedagogia.
O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou no dia 31.08.09, os índices gerais de cursos das instituições (IGC) para todas as universidades, centros universitários e faculdades do país. No Piauí, a instituição de ensino melhor classificada é a UFPI (Universidade Federal do Piauí) com nota 3 (Três) .
O IGC, considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. O resultado final é expresso em valores contínuos, que vão até 500 e em faixas até cinco.
Para a graduação, ele usa a média do CPC (Conceitos Preliminares de Curso) da instituição. Já para a pós-graduação, o conceito utiliza a nota Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo INEP.
No conjunto dos dados do MEC, 388 escolas ficaram sem conceitos, porque alguns de seus cursos não contaram com a participação mínima de dois ingressantes e de dois concluintes no ENADE, pois a nota da avaliação é considerada no cálculo do IGC.
A avaliação da formação geral contemplará temas como com vistas a relações de trabalho ao exercer suas atividades nas seguintes áreas e/ou campos profissionais:
a) na docência da Educação Infantil ( 0 a 6 anos), dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Regular e de Jovens e Adultos e na docência das disciplinas de formação pedagógica em nível médio; |
b) no planejamento, organização, avaliação e gestão nos sistemas de ensino, em escolas e outros espaços educativos; |
c) na produção e difusão do conhecimento no campo da Educação, tendo como referência o perfil do graduando em Pedagogia. |
A avaliação do componente específico da área de PEDAGOGIA tem por objetivos:
a) contribuir para avaliação do desempenho dos estudantes de graduação em Pedagogia, levantando indicadores para ações que promovam a melhoria da qualidade do ensino oferecido;
b) identificar necessidades e problemas relacionados ao processo de formação do Pedagogo, considerando as exigências sociais, econômicas, políticas, culturais e éticas, os princípios expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e nos documentos propositivos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia, produzidos e divulgados pelas entidades da área.
I. ÁREAS DE FORMAÇÃO GERAL
I - sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão;
II - exclusão e minorias;
III - biodiversidade;
IV - ecologia;
V - mapas sócio e geopolítico;
VI - globalização;
VII - arte, cultura e filosofia;
VIII - políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança e desenvolvimento sustentável;
IX - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor;
X - relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver);
XI - vida urbana e rural;
XII - inclusão/exclusão digital;
XIII - democracia e cidadania;
XIV - violência;
XV - terrorismo;avanços tecnológicos;
XVII - relações de trabalho;
XVIII - tecnociência;
XIX - propriedade intelectual;
XX - diferentes mídias e tratamento da informação.
No componente de Formação Geral, serão verificadas as capacidades de:
I - ler e interpretar textos;
II - analisar e criticar informações;
III - extrair conclusões por indução e/ou dedução;
IV - estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
V - detectar contradições;
VI - fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências;
VII - questionar a realidade;
VIII - argumentar coerentemente
No componente de Formação Geral os estudantes deverão mostrar competência para:
I - projetar ações de intervenção;
II - propor soluções para situações-problema;
III - construir perspectivas integradoras;
IV - elaborar sínteses;
V - administrar conflitos.
II. ÁREAS ESPECÍFICAS PARA DOCÊNCIA
1) Constituição do "ser" professor e as especificidades do trabalho docente.
2) Conteúdos e metodologias específicas de
a) Educação Infantil:
b) Alfabetização e Letramento;
c) Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil;
d) Matemática;
e) Ciências;
f) Geografia;
g) História;
h) Linguagens Artístico-Culturais;
i) Corporeidade/Motricidade Humana;
j) Práticas educativas para o processo de ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos;
3) Temas transversais indicados nos PCNs do Ensino Fundamental.
III. ÁREAS ESPECÍFICAS PARA GESTÃO ESCOLAR E OUTROS ESPAÇOS EDUCATIVOS
a) Filosofia da Educação;
b) História da Educação/História da Educação Brasileira/História da Pedagogia e do Curso de Pedagogia;
c) Sociologia da Educação;
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