É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,

com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência construiu-se pela

ousadia dos que sonham e o conhecimento e a aventura pelo desconhecido

em busca da terra sonhada”.

Rubem Alves

 

As experiências na qualidade de professora da educação básica e superior, orientadora educacional, avaliadora institucional e de curso, pró-reitora de ensino de graduação permitiu-me verificar a necessidade de realizar programas ou projetos que têm como objeto de estudo a busca de mecanismos para a melhoria da gestão e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, no que se refere ao curso de formação de professores. Nesse sentido, objetiva- se com esses projetos contribuir para a construção do perfil acadêmico e profissional, delineado a partir da diversidade de conteúdos que permitem uma visão político-acadêmica mais refinada para dimensionar o desenho e as ações de formação nas séries iniciais do ensino fundamental, na educação infantil e gestão como suporte que estas demandam no que refere à formação inicial e continuada dos pedagogos formados pela UFPI.

   Do ponto de vista institucional, três fatores foram relevantes e motivadores para a criação do PET-Pedagogia:

1 - houve uma expansão considerável do número de vagas no curso Pedagogia. Em 2005 ingressaram 80 alunos; em 2006, 120 alunos; em 2007, 240 alunos;

 

2- o fluxo acadêmico no curso de Pedagogia na UFPI era lento em comparação com a média nacional que é de 50%. Do total de alunos regularmente matriculados apenas 13% concluía o curso no tempo estabelecido no projeto pedagógico curricular, embora 73% dos alunos terminassem o curso fora do tempo de integralização curricular e 14% ou eram jubilados ou evadidos;

3 - o projeto pedagógico do referido curso encontrava-se em processo de reformulação com o objetivo de adequá-lo às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)

 

        Com a criação do Grupo PET- Pedagogia, intensas atividades são desenvolvidas com vistas a contribuir para minimizar tais problemáticas e, ao mesmo, busca articular conhecimentos científicos e culturais, relativos à formação docente junto aos estudantes do curso de Pedagogia, comunidade acadêmica e profissionais de áreas afins.

O Grupo PET-Pedagogia é um agente de parceria, ao definir e articular objetivos e suas ações, sempre pautadas nas discussões e encaminhamentos advindos dos alunos, professores e Colegiado do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação da UFPI – Campus Ministro Petrônio Portella, tais como:

Desenvolver estudos que instrumentalizem a formação acadêmica e profissional dos alunos, tendo como referência o projeto pedagógico do curso de Pedagogia, mediante sessões de aprendizagem tutorial de natureza coletiva, individual e interdisciplinar;

Realizar estudo avaliativo relativo ao curso de Pedagogia, visando contribuir para a construção de uma matriz de indicadores para melhor acompanhar os desempenhos;

Contribuir para que a formação de profissionais em Pedagogia de elevada qualificação humanística, técnica e científica, pautada na cidadania e na função social da educação, a partir do desenvolvimento de atividades extensivas e pesquisa;

Discutir, divulgar alternativas didático-pedagógicas na formulação de novas estratégias, visando a eficácia do processo pedagógico, bem como estimular o exercício de iniciação à docência por meio da monitoria;

Promover a realização de eventos acadêmicos, em forma de Seminários do PET/Pedagogia como fóruns acadêmicos que aprofundem temáticas propostas, contribuindo para a transformação democrática das práticas de ensino, aprendizagem e de avaliação;

Fomentar o debate acadêmico, estudos e pesquisas sobre processos pedagógicos específicos, educação infantil, ensino fundamental e questões da educação multicultural;

Incentivar e subsidiar a produção e socialização de artigos e projetos desenvolvidos no âmbito do Grupo PET/Pedagogia;

Acompanhar e avaliar as ações do PET, quanto à sua contribuição para a melhoria do rendimento acadêmico do Grupo, grau de satisfação da comunidade acadêmica, bem como na formação dos alunos.

 

Em 2010, o Grupo  integra 12 alunas, sob a tutoria de uma docente do curso de Pedagogia.